segunda-feira, 18 de julho de 2011

No Chile, estudantes vão às ruas por educação melhor; No Brasil, Presidente da UNE: ‘Patrocinador é o dinheiro público’

Fernando Nahuel/Efe

Pela terceira vez em menos de um mês, milhares de estudantes chilenos foram ao meio-fio nesta quinta (14) para pressionar o governo por melhorias no sistema educacional público.

Os organizadores da marcha estimaram em 80 mil o número de manifestantes, entre estudantes, professores e pais de alunos. Na conta da polícia, foram 30 mil.

As autoridades chilenas haviam proibido os manifestantes de levar o protesto para a frente da sede do governo. A rapaziada deu de ombros.

A polícia informou que 32 carabineiros saíram feridos. Foram recolhidos ao xilindró 54 manifestantes. Não há vestígio de dinheiro de estatais chilenas no custeio dos protestos.

No Brasil

Antônio Cruz/ABr

A União Nacional dos Estudantes realiza em Goiânia um congresso chapa branca. Está orçado em cerca de R$ 4 milhões.

O evento, que cultuou Lula nesta quinta (14), carrega no borderô verbas de estatais como a Petrobras e até da pasta dos Transportes, enodoada pela corrupção.

Instado a comentar o inusitado, o presidente da UNE, Augusto Chagas (no centro da foto, entre Lula e o ministro do MEC, Fernando Haddad), soou assim:

O patrocinador é o dinheiro público, o dinheiro da União. Nós achamos que o Congresso da UNE tem função pública…”

“…Ele serve ao Brasil. É uma atividade que mobiliza milhares de estudantes ao longo de três meses”.

Há três dias, o MEC divulgou o resultado do último censo escolar. Ficou-se sabendo: um em cada cinco estudantes do ensino fundamental está atrasado na escola.

No ensino médio, estão matriculados em séries inadequadas à faixa etária três em cada dez alunos.

Os pais dessas crianças acham que, se o governo lhes aparecesse, não se atreveria a aparecer em outra forma que não fosse a da melhoria dos salários dos professores.

Enquanto os filiados da UNE gritam no Congresso “mais patrocínio oficial”, a criançada berra nas carteiras das escolas públicas: “Capricha na merenda!”

Direto do Blog do Josias de Souza  (josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário